Medicina esportiva

Hoje muito se fala de medicina esportiva, mas pouco se conhece sobre os benefícios que um médico do esporte oferece.

A Medicina Esportiva é uma especialidade que investiga a influência dos exercícios, dos treinamentos e dos esportes sobre pessoas saudáveis ou doentes, com a finalidade de prevenir, tratar e reabilitar. O médico especialista é capaz de conduzir uma avaliação clínica criteriosa, identificando condições individuais que poderiam colocar em risco a saúde.

Com isso, o paciente é orientado a melhor e mais segura forma de praticar exercícios físicos, evitando que uma atividade, a princípio benéfica, acarrete em prejuízos.

A medicina do esporte oferece soluções adequadas para reabilitar e melhorar a saúde.

Através da medicina do esporte e exercício é possível avaliar e orientar o paciente em relação aos benefícios do exercício dentre as mais diversas patologias e condições clínica:

 

# Check-up clínico e cardiovascular

# Check-up para pré-participação de atividade física

# Indicação adequada de exercícios

# Tratamento de obesidade

# Auxiliar no tratamento de várias comorbidades:

* Hipertensão

* Diabetes

* Osteoporose

* Dislipidemia

* Transtornos do humor e ansiedade

1. O que é medicina esportiva?

A Medicina Esportiva é uma especialidade que investiga a influência dos exercícios, dos treinamentos e dos esportes sobre pessoas saudáveis ou doentes, com a finalidade de prevenir, tratar e reabilitar

2. Quando procurar um médico do esporte?

O especialista  poderá ser indicado para uma avaliação “pré-participação” da prática esportiva, de maneira possa oferecer, partir de uma consulta ampla e minuciosa, segurança clínica na para realização do esporte escolhido; avaliando contra indicações individuais e atuando em paralelo com o profissional de educação física para um programa personalizado eficiente de treinamento.

3. A medicina do esporte ajuda a ganhar massa muscular?

Uma abordagem multidisciplinar envolvendo o médico do esporte, nutricionista e educador físico permite melhores resultados com o treinamento. Seja ele para melhora de rendimento no esporte, emagrecimento ou aumento de massa muscular.

4. Existe contra-indicações?

O exercício deve ser de orientação individualizado. Cada pessoa, dentro de suas limitações e características fisiológicas, podem ter algum benefício com a atividade física desde que o programa de treinamento seja bem estruturado. Um exercício que é contra-indicado para um indivíduo por alguma restrição clínica, pode ser bastante benéfico para outra pessoa.

5. Em quanto tempo terei resultados?

Os resultados buscados dependerão de vários fatores: de eventuais restrições clínicas, da abordagem nutricional e pontualmente da indicação de suplementos alimentares, do treinamento que foi estruturado e, talvez o mais importante, depende do quão será o empenho de cada um ao programa proposto.

FIQUE POR
DENTRO