Nutrologia

A Nutrologia é uma especialidade médica com aplicação voltada à Fisiopatologia das doenças metabólicas, diretamente relacionadas aos nutrientes. O nutrólogo atua no diagnóstico, prevenção e nos tratamentos desses quadros, visando a manutenção da saúde e melhora da qualidade de vida.

Nos dias de hoje a falta de tempo faz com que grande parte da população não se alimente corretamente, o que provoca não só o descontrole do peso, mas deficiências nutricionais no organismo.

Nutrólogo avalia seu metabolismo e como os alimentos reagem no seu corpo.

O objetivo da nutrologia é desenvolver uma nova reeducação alimentar, para isso o nutrólogo fará uma análise completa do seu metabolismo e hábitos alimentares que podem, interferir na sua saúde.

O nutrólogo também irá avaliar diversos pontos importantes, como os macronutrientes que trabalham no seu corpo para gerar energia e são encontrados em grande quantidade no organismo, entre eles os carboidratos, lipídios e proteínas.  Outro fator a ser avaliado são os micronutrientes,  necessários em menores quantidades, entretanto são fundamentais para a manutenção do organismo, como as vitaminas.

Qual a diferença entre um nutrólogo e um nutricionista?

O profissional de nutrologia é formado em medicina e depois faz especialização em nutrição. Essa formação possibilita, além do diagnóstico das deficiências e excessos no organismo, receitar remédios.

Já o nutricionista é o profissional formado em nutrição, que também faz a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças ligadas ao comportamento alimentar. O nutricionista não receita medicamentos, mas é dele a função de prescrição de uma dieta balanceada, montar cardápios corretos para cada metabolismo apresentado pelo Nutrólogo.

Qual o trabalho do nutrólogo?

O nutrólogo trabalha a reeducação alimentar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, visando o crescimento e desenvolvimento saudável através de hábitos alimentares mais corretos. O profissional de nutrologia trata doenças nutricionais como obesidade, hipertensão arterial e colesterol alto. Ele identifica erros alimentares e os esclarece aos pacientes, buscando a melhora na qualidade de vida.

Consulte sempre um médico especialista

A nutrologia é a especialidade na qual o médico se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias no comportamento alimentar. O nutrólogo é o profissional formado em medicina e especializado em nutrição que estuda os alimentos e seus nutrientes e analisa os benefícios de cada um deles à saúde.

A diferença básica entre o nutrólogo e o nutricionista é a formação acadêmica. O nutrólogo é formado em medicina e, posteriormente, especializado em nutrição, o que o possibilita, além de prevenir, diagnosticar e tratar patologias, receitar remédios para complementar o tratamento.
Já o nutricionista é o profissional formado em nutrição. Ele é especialista em diagnosticar as deficiências e excessos de nutrientes no organismo. É também responsável por montar cardápios especiais para cada metabolismo visando o emagrecimento ou aumento de peso, mas principalmente, o equilíbrio do corpo. Não tem autorização, todavia, de receitar medicamentos.

Caso ainda tenha dúvidas sobre nutrologia e metabolismo, agende uma consulta ou converse com um médico de sua preferência.

1. Definição?

A Nutrologia é uma especialidade médica com aplicação voltada à Fisiopatologia das doenças metabólicas, diretamente relacionadas aos nutrientes.

2. Quando procurar o especialista?

O médico Nutrólogo cabe a chegar a um diagnóstico frente a queixa do paciente. A especialidade atua tanto na doença quanto no benefício associado aos alimentos e hábitos alimentares, incluindo a obesidade, neoplasias, transtornos alimentares, anemias, diabetes, osteoporose, dentre outros. A partir desse diagnóstico, poderá atuar de forma multidisciplinar com um nutricionista e/ou psicólogo para melhores resultados para o paciente.

3. Pode ser utilizado medicamento?

Quando o médico nutrólogo chega a um diagnóstico do paciente, pode abrir mão de terapia medicamentosa para auxiliar no tratamento. Vários são os medicamentos aprovados pelos órgãos reguladores que podem ajudar o médico e o paciente, seja para emagrecimento, seja para o tratamento de transtornos alimentares, ou então, na terapia de doenças crônicas como o diabetes.

4. Diferença entre nutrólogo e nutricionista?

O Nutrólogo é graduado em medicina e em seguida se especializa em nutrologia (residência médica ou pós-graduação). O Nutricionista é graduado em nutrição, podendo depois se especializar em várias áreas de atuação. Em um contexto mais amplo, o médico poderá diagnosticar e tratar a doença relacionada à alimentação, inclusive, se necessário, poderá medicar o paciente. O nutricionista, por outro lado, tem um conhecimento mais específico sobre alimentos, colaborando para a elaboração de dietas individualizadas e condizentes com as necessidades de cada paciente, de acordo com o diagnóstico encontrado. Apesar de atuarem em um mesmo seguimento, as áreas se complementam.

FIQUE POR
DENTRO